Pular para o conteúdo principal

A heroína das comuns

Toda vez que assisto a algum filme protagonizado por Bridget Jones, tenho vontade de dedicar uma ópera a essa brilhante personagem do universo dos seres lascados. Nunca vi ninguém com mais imã que ela para atrair todo tipo de intempérie nessa vida de comédia romântica - vulgo novela mexicana. Mrs. Jones merece isso e muito mais, já que é uma sobrevivente muito digna dessa selva a que estamos expostas, everyday. Salve, Bridget!
Explicarei. Jones é uma jornalista londrina e balzaquiana, cuja vida gira em torno de noitadas infrutíferas e de algumas situações extremamente comuns a essa raça feminina, fadada ao humor involuntário. Trabalha em uma editora, já deu uns pega no chefe lindo e cafajeste e, logicamente, estrepou-se em virtude disso, além de narrar de maneira hilariante todas as suas desventuras e histórias em um diário de estimação. Tem como não amá-la? Bridget, essa linda, é uma humana incorrigível e, por isso, cativa tanto, por isso inspira tanto, por isso faz a gente se sentir menos fracassada nesse jogo diário que é viver. Ela é do nosso time.
Bridget é daquelas que dizem "eu te amo", com uns poucos dias de namoro, na primeira viagem a dois para o interior da cidade. Bridget é daquelas que pagam mico, quando todos esperam uma oratória perfeita e desenvoltura jornalística clássica. Bridget é daquelas que planejam peripécias culinárias fabulosas no dia do aniversário e, no entanto, acaba fazendo "sopa azul" para os amigos degustarem. Bridget é daquelas que escorregam nas próprias palavras, fazendo um estrago danado por ser afobada e atrapalhada. Bridget ataca a geladeira sem receio de ser feliz. Bridget é adepta do crazy-life-style e maquia-se para um importante jantar de "bacana", em um carro a 100Km/h. Ela não tem medo da vida.
Nossa representante da imprensa nascida na terra da Rainha é a heroína das comuns, das moças que guardam um sem-número de decepções na gaveta da escrivaninha, mas, todavia, não endurecem: apenas riem e seguem em frente. Confesso um segredo agora em primeira mão: creio que fomos separadas na maternidade. Sou sua fã. A cada topada na parede da minha gêmea, loira e verborrágica, rio com devoção em frente à televisão, pois, no fundo, sei que ali desfila um exemplar autêntico de mim mesma. De nós, gurias.








Comentários

Mr. Gomelli disse…
Não gostei do filme quando vi e por isso não posso dizer que concordo exatamente com tuas palavras sobre a personagem e suas enrascadas...

mas achei muito massa o texto, a forma como foi escrito... hehe

por isso resolvi comentar mesmo assim... hehe

valeu!

Abraço!
Bruna Castro disse…
Não era para concordar, my dear! HAUEHIAHEAUHE tá, capaz, entendo teu ponto de vista, mas a real é que quis homenagear a Bridget pela questão da verossimilhança... em meio a tantas personagens "perfeitinhas", ela se destaca pela "imperfeição", ao menos para mim. E comédia sempre funciona comigo! Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive

Era só ter colocado na lista

Vou fazer uns pães de queijo. Bah, não tem queijo. Mas tu não foi ao mercado? Fui... Silêncio.  Tu não compra nada que não esteja na lista? Não.  Entendi boa parte da vida nesta pérola da crônica familiar, que deve ser realidade em muitos lares brasileiros. E é. Homens num geral não vivem realmente nos lugares que habitam, consideram-nos hotéis, um respiro onde comem, dormem e passam um pouco de tempo inertes, antes de voltar ao que de fato interessa: construir prédios, gerenciar guerras, fabricar cerveja artesanal, proibir mulheres de abortarem, dominar a política, etc. Mesmo que queiram ardentemente uma fatia de queijo mais tarde. É claro que há exceções (eu sei que nem todo homem , fica na paz de Santa Cher aí, irmãozinho), provavelmente os que moram sozinhos e se obrigam a pensar sobre trivialidades da casa, afinal, ninguém fará por eles. Entretanto, em se tratando de famílias formadas por casais heterossexuais com filhos, algo muito forte me diz que o diálogo